terça-feira, 17 de abril de 2012

A Rede [virtual] Social

Como muitos devem saber, não possuo mais um Facebook pessoal. Ainda continuo como membro da rede social, porquê acredito ser ela um local para divulgar o QSS e também, guardadas as proporções, um local de discussões e troca de informações. Alguns provavelmente julgam isso radical demais ou mais um movimento "do contra". Não creio que seja assim. E explico o porquê.

O primeiro dos motivo é relacionando ao tempo. Se analisarmos bem o tempo que passamos na rede social, veremos que ele é uma grande parcela do mesmo. E geralmente, o tempo gasto se resume em compartilhar imagens, comentar "kkkkkk" e depois olhar mais tirinhas, além é claro de descobrir quando você vai casar, morrer, o seu trabalho e tudo o mais. Sei que alguns encaram isso como uma diversão. Mas, o espaço que a rede estava tomando era grande para as demandas atuais.

O segundo, e esse é o que quero mais ressaltar, são as funções da rede social. Pare de ler o texto por um momento; se tem Facebook, olhe quantos "amigos" tem. Agora, responda sinceramente: Com quantos você mantem um relacionamento pessoal? Quantos você conhece? Lembrando os casos a parte, geralmente são poucos o grupo com o qual REALMENTE nos relacionamos. Qual a função de uma rede social virtual? Creio que é estender o relacionamento humano; é cooperar para que as pessoas se relacionem mais. O que nota-se, porém, é que as pessoas tem se relacionamento menos pessoalmente. E transferido muito dos relacionamento entre iguais para a rede. Muitas vezes passei pela situação de ter alguém como amigo na rede e quando encontrava com essa pessoa na faculdade, por exemplo, ela nem olhava para mim. Arre! Existo somente no virtual? E como fico na realidade?

O terceiro motivo é quanto a exposição pessoal na rede. Já é figurinha batida os casos de pessoas que foram difamadas devido a fotos nas redes ou casa de "Fakes". Privacidade é algo elementar para o individual, que é necessário. Não estou enaltecendo o individual em detrimento do social, só afirmando que é importante uma individualidade. E na rede, lugar onde somo onipresentes, a privacidade tornou-se moeda rara. As pessoas descobrem coisas sobre a gente que nem a gente sabia e quando fala... PA! O susto.

Não quero demonizar as redes virtuais. Não mesmo. Acredito que elas, em alguns casos, são benéficas e muito contribuem para o crescimento pessoal. Como uma ferramenta, cada um a  usa de uma maneira, e como usava anteriormente, não era benéfico. Tanto é que me mantive na rede, porém com outros objetivos. É bom lembrar que as redes são ferramentas que nos ajudam a relacionar, não são relacionamentos em si. Se você tem amigos no Facebook, os cumprimente ao encontra-lo pessoalmente. O virtual é desdobramento do real, não o inverso. Parafraseado (ainda que muito fracamente) Karl Marx, precisamos de muito cuidado para não cairmos em um "Tecnologificação", transferindo o que há de humano nas relações para um simples smile... =)


P.s: O link do perfil público do Blog é ESSE. Aqueles que se interessaram, adicionem. Além dos post do blog, citações de livros e indicações, filmes e músicas serão elencados por lá. 

3 comentários:

  1. Excelente!
    Creio que chamar as redes "sociais" de VIRTUAIS encaixou-se perfeitamente, pois deixamos de ser SOCIAIS nestes locais e nos tornamos nada menos que fotos, comentadores de coisas engraçadas e debatedores de pseudo-intelectualidades que, por mais que sejam INTELECTUALIDADES, ainda somos apenas DEBATEDORES, COMENTADORES e pessoas que DISCUTEM, mas não AGEM.
    A ideia de largar a rede virtual é radical sim, mas necessária. Tornamo-nos ociosos, mal educados. Nela falamos aquilo que pensamos e curtimos o que nos agrada, mas esquecemos de falar ao OUTRO e mostra ao OUTRO tudo isso.
    No final das contas, a rede social serve muito mais para sermos alguém para NÓS MESMOS do que para os OUTROS. As redes sociais não são sociais. São espelhos. É onde postamos que ESTAMOS EM UM RELACIONAMENTO SÉRIO, que PROTESTAMOS CONTRA A POLÍTICA, que AMAMOS OS ANIMAIS e os HOMOSSEXUAIS, que LUTAMOS A FAVOR DOS DIREITOS HUMANOS, etc e etc. Uma infinidade de PORCARIAS!
    Claro que tem coisas boas, mas se formos comparar, as relações PESSOAIS nos fazem crescer muito mais. Não como caracteres, mas como indivíduos.
    Desculpe o looongo comentário, Jonathan. Foi até um desabafo! rs
    Adorei o texto!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa se desculpar, meu irmão. O espaço está aí exatamente para isso. E sem contar que no virtual as pessoas tomam coragem e dizem o que não diriam pessoalmente... Confundem o compartilhar algo como fazer algo e ofendem sem pensar, só porquê não é físico.

      As redes criam o complexo de pincher: pequeno fazendo barulho e achando ser superior, ao ser confrontado, corre para debaixo da cama.

      Excluir
  2. Exato! Complexo de Pincher foi muito bom! hahaha
    É isso aí! Achemos as utilidades para a internet, porque está difícil sermos os jovens que as gerações passadas previam, revolucionários e mobilizadores de massas, se ficarmos estacados e estagnados na cadeira. Grande abraço!

    ResponderExcluir