quarta-feira, 28 de março de 2012

A Felicidade por Jeneci


O que é a felicidade? Uma pergunta como essa é de cunho extremamente subjetivo, devo concordar. Porém, as subjetividades as vezes se encontram, se encaixam. Parece que eu e Marcelo Jeneci temos uma opinião bem parecida sobre felicidade. Não que este post será uma post sobre as definições, as maneiras de se ver felicidade. Só alguns comentários sobre uma música muito legal do Álbum "Tudo é pra Acabar", do já citado Marcelo Jeneci. Gostaria, desde já, de agradecer a colega Bruna Gonçalves pela indicação da música.

Felicidade é uma música agradável de se ouvir. Sua soniridade é suave, com instrumentos bem misturados e duetos muito afinados entre Jeneci e Laura Lavieri. A letra é também um aspecto interessante, desde seu começo. A música se inicia fazendo a seguinte afirmação: "Haverá um dia em que você não haverá de ser feliz."  Uma música que vai falar sobre felicidade começando assim parece ser irônica, mas não é. A felicidade não é, assim como muitas coisas na vida, uma questão eterna. É um estado. Entender a felicidade como algo imutável, eterno e constantemente presente é cultivar frustrações futuras. Por mais que não queiramos entender ou saber, é realidade: Você não será sempre feliz. 

Mas, se assim é, temos um quadro bem triste (e veja que esse post é sobre felicidade). Mas, continuando os versos, lemos que "felicidade é questão de ser." Um embate surge: ser feliz é individual ou coletivo? Bem, não vou me estender nessa discussão, mas creio que felicidade é a parte que faz forma com o todo. Os extremos individualistas e coletivistas, assim como a maioria dos extremos, não são saudáveis. Felicidade é questão de ser. Ser aquilo que você sonha, aquilo que você quer, aquilo que você pode ser.Mas esse "Ser" está incluído em outras redes como amigos, família e emprego. Ser feliz é ser você incluindo onde você está. Ou pode ser começar a aceitar quem você é, e buscar melhorar esse "ser". São muitas as idéias dessa pequenas frase. 

Um outro verso me chama a atenção: "Quando chover, deixa molhar pra receber o sol quando voltar." Após esse, se fala sobre a luz que se foi. Ter felicidade é aceitar que também existirá dor. A idéia de uma felicidade absoluta enquanto humanos que somos não condiz com a nossa realidade. Sabemos que não é assim. Criamos essas utopia para suavizar (ou para nós enganar) quanto a realidade que nós cerca. Porém, você só valoriza o sol quando se molha com a chuva. Você só entende a felicidade quando se encontra com as "chuvas" que a vida trás, independente da sua vontade. Talvez, uma boa definição para felicidade seria o tênue equilíbrio entre aquilo que me faz sorrir e aquilo que me faz chorar.

E chorar, segundo Jeneci, não adianta. Afinal, os dias não voltam. Essas idéias, as vezes, me parecem muito comuns. Mas, como já coloquei em outro post, o comum acaba por nós alienar. E então nós pegamos suspirando pelas oportunidades, os dias de sol. Inútil. O passado deveria ser para nós somente um material de referências, mas geralmente é onde queremos escrever nosso presente. Chorarmos, remoemos e paramos... Mesmo sabendo que os dias passados nunca voltarão. E o que se deve fazer? Para Jeneci, a questão é viver.

É no viver que se encontra um lugar onde o sol brilha para cada um. Pode parece uma visão demasiadamente positiva, mas ainda assim, acabo concordando. É no transcorrer de Cronos, unido as nossas experiências comuns, que encontramos esse lugar. Um lugar nosso. Um lugar que não está mais, depois que o encontramos, no Cronos. Ele vai além e aquém. Mas, esse lugar se encontra no viver. No chorar, no sorrir e no dançar, ou seja, no ontem, hoje e também no amanhã. Acabamos vendo que a importância de um tempo cronológico se esvai quando vemos que viver está acima dele. 

Sem muitos comentários, pois a frase é clara em si, "Tem vez em que coisas pesam mais do que a gente acha que pode aguentar. Nessa hora fique firme, pois tudo isso logo vai passar." A vida é um constante ir e também vir. Prender-se a um agora é tão ruim quando prender-se a um ontem. O peso que hoje é grande amanhã talvez não seja. Olhe a situação antes de qualquer ação. O agora, quando absoluto, nos engana. O sol vai voltar e vai chover de novo. Tudo depende de como tudo isso "encosta" em você.

O Clip da música é tão bom quanto a música. Tão bom, que acho uma experiência muito visual, que dispensa muitos comentários de uma visão tão pequenininha como a minha. As cenas comuns, os sorrisos, o céu nublado com arco-íris,a família reunida... Felicidade. 


Um comentário:

  1. O agradecimento é todo meu, por suas palavras! Realmente, a letra, o clipe, tudo ao mesmo tempo nos intriga e conforta de forma surpreendentemente boa!

    ResponderExcluir