quinta-feira, 3 de maio de 2012

Raiva Justa

A raiva justa faria um grande bem ao mundo. Nossa apatia é que está deixando as coisas ficarem como estão. E a apatia é um mostro que a tudo devora de maneira rápida,começando pela nossa sensibilidade.Outrora notaríamos que há pessoas passando frio,ou pessoas sendo assassinadas e também algumas que sobrevivem com a alma em frangalhos, sem nem um suspiro de vida. Poderíamos notar o quanto a política diz respeito a nós. Iríamos notar.

 Porém...

Essa apatia generalizada tem rápida propagação. Sem mesmo notar, começamos a sentir menos, menos, até não sentir mais. O que importa? Estou aquecido, estou bem e nem pago o imposto de renda (não tenho renda para isso). Melhor pegar um cobertor, está mais frio agora... Ah! Olha que foto engraçada, vou publicar no Facebook... Enquanto que homens são tratados com menos dignidade do que cães. Mas, que homens? Afinal, não vi nenhum.

Onde estão aqueles que se indignam? Aqueles que não se contentam com o que está acontecendo e querem mudar? Os que não foram escravizados pela apatia e ainda tem olhos. E tem raiva. Raiva da desigualdade, da fome, do roubo. Raiva da auto-sabotagem, de se contentar com pouco, sabendo que pode ir além. Raiva da covardia de não pensar um pouco mais, ainda que me coloque em xeque. Raiva justa... 

Aquela raiva propulsora, que faz a gente levantar e ir a luta, sem esperar resultados a curto prazo. Que dá suor e sangue para ver algo mudado. Que articula, discute, pensa, repensa, que faz... Não uma raiva descontrolada,sem objetivo: isso é fúria e a tudo destrói. Essa raiva justa é colocada como indignação, como revolta ao cenário atual. Deixando o rebanho e indo além de ovelhas domesticadas. Conquistando a si e lutando ao lado dos outros. Sabendo que lutar já é o início de mudança, e que mesmo sem ver, talvez as sementes lançadas floresçam  e se tornem fortes e vigorosas árvores.

Não quero ser revolucionário. Não quero fazer papelão. Afinal, meus amigos estão jogando um jogo online novo e sou eu que vou começar a tentar mudar algo? O esforço será em vão. Ninguém vai ver, ninguém vai comentar. Melhor afofar a cama, dormir... E quando vamos acordar? Espero que logo. Afinal, essa noite escura já está passando do tempo de ir. Ou será que amanheceu e ninguém, esperando que o outro faça o que devo fazer, abriu as cortinas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário