quarta-feira, 9 de maio de 2012

Portas Invisíveis

Quais são as coisas que mais nos aprisionam? Aquilo que nos imobiliza geralmente é o que não existe. São as portas abertas, escancaradas, mas impossíveis de serem transpostas. Como um "campo impelidor", as portas invisíveis nos trancam. Trancam fora e dentro de nós. Sufocam e deixam nossa vida, nossa visão e nossa experiência curta, monótona e apática. Quais portas te impedem de sair?

É impressionante o quanto estamos presos. Presos por aquilo que criamos! As criaturas, como numa ficção, tomam vida própria e escravizam seus criadores. Esses, imóveis, incapazes de qualquer coisa, aceitam o jugo. Seguem em fila reta! E quem poderá nos acordar? O segredo das portas invisíveis é que a força delas é tirada diretamente de nós. São nossas razões, nossas emoções, nossas vontades que fazem a pequena fenda uma muralha de aço que nos oprime. E buscamos, em vão, nos libertar. Lutamos contra o outro, mas as portas continuam abertas, porém sem nenhuma passagem.

E qual crime é maior do que uma liberdade vista porém não vivida? É o pássaro que mesmo com a gaiola aberta, prefere ficar ali. Ele é confortável, é quente, é... E não vemos a beleza do outro lado das grandes. Essa beleza não importa, o que vale é o meu conforto. E as portas nos limitam! Nos encurralam! Que horror ser prisoneiro tendo a frente a possibilidade da liberdade. E seguimos, andando em círculo, inventando os mais mirabolantes planos para uma fuga... E a porta continua aberta.

A porta está aberta. Siga a frente... Isso! Mais um passo... Sua respiração ficará ofegante, o coração ficará disparado. Afinal, tanto tentaram passar e não conseguiram , ficando "piores do que antes." Mas, continue. Fite um pouco sua visão além da porta, dos umbrais. Olhe o céu, olhe a chuva, o trovão... As belezas, e as tristezas além que podem existir. Não! Não pare... Esse medo é a maior fonte de poder das portas invisíveis. Falta pouco. Você vai parar... Agora, tudo se resume a um pé além do umbral... O que acontecerá? Como será tudo a partir de agora?

Esse próximo passo, não posso descrever. Só você pode mover seu pé... Só você pode vencer essas portas. 

E então?


2 comentários:

  1. Curti muito o texto!! Dar o passo é facil, dificil é se livras das amarras que nos mesmo criamos, pois podemos ser chamados mais nunca puxados pra fora, até que algo do intimo modifique tudo isso... Bacana demais :)
    Paulo H

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo H

      Obrigado pelo comentário. O grande problema dos nós que fazemos é que eles nos amarram e só nós sabemos como desfaze-lo...

      Ainda que doloroso e arriscado, o processo vale a pena.

      Volte sempre!

      Excluir