sábado, 28 de abril de 2012

Coragem

Quando é necessário escolher entre a razão e o instinto, se conhece a nobre coragem. Não há maneira de ser ter coragem a não ser que sejamos clivados nas mãos da desesperança, da indecisão e da falta de direção. Quando as escolhas se tornam poucas, porém radicas, somente os que tem coragem podem seguir adiante; Aqueles que não temem a ferida, valorizam o suor e não fogem a luta.


Coragem é nobreza de espírito. É olhar nos olhos do medo e encará-lo como igual, sem permitir a ele o mínimo de espaço para aproximar. Sabe bem quem já andou em terras errantes, onde a solidão era o pão diário e água pouco existia que ter coragem é esperar que amanhã se encontre um refúgio. Mas, ainda que amanhã haja ou não o refúgio, o corajoso continua a caminhar. Sem pretensões além de resistir. Qual o homem que escapou do olhar penetrante da incerteza?


Eis o que proclamo: juntai tudo o que podeis. O que mais tende em apreço e em cuidado, aquilo que mais valorizaste em resultado de batalha. E, então, jogue tudo ao fogo. Veja como o fogo a tudo queima e deixe, por um minuto, as lágrimas escorrerem. Se não imaginamos tal situação, o caminhar da nossa existência se encarrega de mostrar que perder é tão comum quanto ganhar, e valorizar qualquer um desses será tolice. O que há de comum em ambas é efemeridade.


Acima de tudo, porém, o que possui coragem não se deixa prender ao fatos atuais. Reconhece a perda, a dor de ter que seguir sem aquilo que aprecia, mas sabe que nas idas e vindas, as coisas podem ou não voltar, de uma maneira ou de outra. Sem coragem, não é possível olhar adiante e continuar sem sucumbir a tentação da morte do agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário