sábado, 14 de abril de 2012

Manifesto Sobre Minha Futura Prática Profissional

"Ninguém mexe com fogo ou veneno sem ser atingido em algum ponto vulnerável; assim, o verdadeiro médico não é aquele que fica ao lado, mas sim dentro do processo." (C.G.Jung)

Escrevo como aluno e futuro profissional da área da psicologia. Isso, aos olhos de algum pode ser um ponto para descrédito desse texto. A esses, quero que leiam este texto não como uma reflexão, mas sim como uma perspectiva de futuro de um estudante de Psicologia. Aos que não pensam assim, acredito que uma reflexão será interessante.

O curso de psicologia, com todas as suas nuances, é interessante. Posso dizer da instituição onde estudo.O curso, de cunho generalista, dá aos alunos as bases de várias abordagem do campo psi. Ao longo do mesmo, cada um escolhe seu caminho, o que traz aos alunos um enriquecimento mútuo. Afinal, mesmo nas maiores diferença existe algum tipo de aprendizado. Porém, deve-se pensar que o curso universitário de psicologia (e outros que envolvem pessoas - ou seja, a maioria) forma alunos com aparato teórico para a prática psicológica, não psicólogos.

A formação do psicólogo envolve também a teoria, mas envolve a formação pessoal. Os valores, as experiências, os afetos e as emoções. E nenhum curso lhe dá desenvolvimento nisso. O que dá desenvolvimento nisso é a trajetória do indivíduo dentro e fora do curso. Por isso, nem todo aluno de psicologia será futuramente um psicólogo. A prática psicológica envolve a formação humana, e a relação entre iguais. E, pensando desse modo, podemos até dizer que é uma profissão que envolve altos riscos.

Há quem ache que psicólogo é aquele que tem poderes sobre-humano e que em uma olhada consegue descrever todos os problemas, pensamentos, hábitos e resultados na vida de uma pessoa. Longe disso! O psicólogo não é mais do que alguém, ou seja, um igual (humano), que tem em suas mãos ferramentas que podem auxiliar num processo humano. Mas, não deixa de ser humano. Com todas as suas idiossincrasias, seus problemas pessoais, medos, sonhos e desejos. E o psicólogo está exposto a  conteúdos extramente perigos:com o que hoje negamos, não queremos, aquilo nos é oculto dentro de nós, as verdades que negamos e que, maioria das vezes, nos matam aos poucos. Dores e sentimentos insuportáveis as pessoas. E para onde esse profissional vai? Será que pensamos que depois de dia com vários pacientes, o psicólogo volta para sua casa e vai tentar dormir, como qualquer um? E que, durante sua noite, poderá lembrar de tudo o que viveu no dia anterior?

O que quero destacar aqui são três idéias básicas. A primeira, é que o psicólogo é humano. Trata-lo a mais ou a menos que isso é ilusão. A segunda é que os cursos, por melhor que sejam, não formam bons psicólogos. Os bons psicólogos são os que se constroem, os que buscam aliar suas teorias aprendidas com vivências e críticas. Os que veem que o ser humano é um mistério, mesmo depois de tantas descobertas. A terceira e última é que jamais devemos esquecer que nosso paciente é outro humano. Nele se encontram estórias únicas, vivências profundamente arraigadas e medo. Nosso envolvimento com outro deve, acredito, ser limitados devido aos "perigos" da profissão. Porém, como estamos lidados com o lado "ruim" do humano, iremos inevitavelmente ser atingidos por isso. Mas esta realidade não é razão para tratamentos rápidos, sem cuidado e visando somente lucro (lembra-me, muito, as premissas do programa de humanização do SUS).

Enfim, desejo que sejamos sinceros e encaremos com seriedade e serenidade a nossa (futura) profissão, independente de nossos futuros campos de trabalho. Foi escolha nossa estarmos aqui, cursamos o que estamos cursando. Façamos o melhor que podemos, e então que possamos entregar, futuramente, nosso melhor.


3 comentários:

  1. O bom profissional é aquele que investe tamanha energia para absorver tamanho conhecimentos de seus mestres e um bom psicólogo, além disso é o indivíduo que investiu também num enorme processo de descobertas de si e de seus semelhantes. Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua distinção, ao mesmo tempo união, de profissional e psicólogo veio a calhar no texto. Um bom psicologo é, ao fim, uma pessoa em desenvolvimento.

      Obrigado pelo comentário, Wanderson!

      Excluir