sábado, 12 de maio de 2012

Ilusão


"A desilusão cura." Taxativo. Claro e preciso. A realidade, muita vezes a que negamos, é a que mais precisamos enfrentar. Ou simplesmente precisamos ver. Estamos fazendo um desfavor a nós se mantemos em nossos mentes as ilusões que são vendidas por aí. Como uma droga, cada momento que passa a ilusão precisa ser "injetada" novamente, e em doses mais fortes. Caso contrário, a ligação caí... e você acorda do Matrix.

Alguns criticam os que acentuam essa parte que não queremos ver dentro e fora de nós. Dizem que o homem tem tanta coisa bela, bonita, coisa que vale a pena ver. Concordo que nossa vida tem todas essas coisas. Mas negar as outras é ilusão. Os golpes frios e secos que a realidade dá são, na verdade, uma maneira de acordar para mudar. Ou não. Ou simplesmente parar. Parar de crer que tudo é perfeito, alegre e bonito.

Há tristeza, dor e sofrimento em muitos lugares. Dentro de nós há toda sorte de sentimentos que não entendemos. Fora, a injustiça e a desigualdade faz os jornais se tornarem uma tortura aos nossos olhos. Mas, negar isso nos levará a algum lugar? Preocupar-se com o sapato novo que precisa colocar na coleção com outros 500? Negar isso e mergulhar no Shopping das ilusões, onde se é entorpecido, e se acha ser feliz?

Não. Me desculpe os que assim querem continuar. Prefiro ser golpeado, ver que meus sonhos são, algumas vezes, egoístas. Que meus desejos me traem. Que tenho sentimentos desprezíveis e que o meu redor as vezes está cheio de pessoas brigando entre si, com armas ou argumentos. Lutando por um lugar no sol, presos a lei da sobrevivente e dizendo ser livre. Prefiro ver isso tudo, me sentir desamparado, sem rumo. Mas, depois do baque, levantar e buscar uma pró-cura. 

Que ilusões fique para outros, não para nós. 

2 comentários:

  1. Esse texto é profundo!!
    Adorei o blog..

    Abraços
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E como é, Mila!
      As ilusões nos fazem tão apáticos que nem notamos que elas tiram de nós a oportunidade de, mesmo por duros caminhos, causar a mudança... Ou simplesmente ver que estamos nos iludindo demais.

      Obrigado pelo comentário!
      Estou seguindo seu blog!

      Abraços! =)

      Excluir