quarta-feira, 11 de abril de 2012

Sperare

"Movo-me na esperança enquanto luto e, se luto com esperança, espero." (Paulo Freire)

Olhar para frente e esperar que algo melhor lá esteja. Os que tem esperança, como Paulo Freire indica, fazem mais do que isso: eles lutam e movem-se. Essa concepção dua do que é esperança é muito interessante, principalmente pelo fato de a maioria entender esperança com esperar, e somente isso. Isso não é esperança, é comodismo.

A esperança na qual acredito é exatamente a que Paulo Freire cita. Uma esperança que me leve a mover-se, acreditando que haja algo melhor me esperando. Onde a imagem do futuro me motiva a continuar, porquê o lugar onde miro é onde está meu desejo. A esperança, desse ponto de vista, é a lenha que mantem o fogo acesso. É olhar para o céu nublado e saber que, mais cedo ou mais tarde, o sol vai nascer. E, acredito que muitos também entendam assim... Mas, vamos esclarecer uma coisa: esperança não é só isso.

Como disse no início, o simples olhar e esperar não é esperança, é comodismo. A crença de que "só porquê tenho esperança foi conseguir aquilo que almejo" não faz diferença alguma. Para esse tipo de esperança, o ditado "vai morrer esperando" cabe muito bem. Sem esforço não se alcança muita coisa na vida, e isso é tão repetido na nossa cabeça, mas quase ninguém dá atenção real para o sentido disso... E aí, vemos gente reclamar de tudo e continuar sentado, esperando. Arre! Se o único movimento que você fará, enquanto "espera", é reclamar, o resultado da sua reclamação é previsível: Nada. Um local interessante de se notar isso é quando você ouve pessoas reclamando da política. Dizem que ela está corrompida, que nenhum político é bom e coisas piores. Porém, durante todo o tempo que os políticos trabalham (ou não), o cidadão em nada se informa para acompanhar o dia-a-dia da política brasileira... Não procura conhecer melhor, nem se move buscando fazer da política uma ferramenta de bem estar. E o pior, quando chega a eleição, vota novamente nos meus políticos dos quais reclama, ou porquê não procurou conhecer outros, ou foi "comprado" para isso. E reclamar? Onde que isso pode ajudar?

É o segundo aspecto da esperança, segundo Freire, que mais me chama a atenção: lutar. Se a olhar adiante é a lenha, lutar é o fogo. Ir a frente e fazer acontecer. O pouco que conheço de Paulo Freire me faz pensar que ele é um exemplo disso. Quando se luta, a esperança toma forma palpável, se torna visível. O lugar almejado se mantem, mas a caminhada para o mesmo é iniciada, e não interrompida. Os obstáculos são enfrentados de peito aberto. E, como vendo o invisível, a marchar se torna constante. E cada passo dado é motivo para aumentar a esperança. Esse é o sentido do esperar: aumento a minha esperança a medida que caminho, passo a passo, rumo ao que almejo.

E essa parte também é interessante. Como é difícil dar passo após passo! Ora queremos ficar parados, ora queremos saltar mil degraus! E medimos nossos "resultados" pelas paradas ou pelas quedas! Esperar, nesse aspecto, é difícil. Mas, com a esperança como guia, a lembrança de cada degrau ultrapassado sobrepuja o desânimo por não poder alcança outros maiores. Não agora; Você continuar a caminhar, porém passo a passo. Com isso, as pequenas vitórias se tornam significativas, e não corremos o risco de medirmos nosso sucesso pelos outros ou pelo número de degraus que conseguimos superar.

Sei que há pessoas sem esperança. E defendem que a esperança é mais maléfica do que benéfica. Primeiramente, respeito essa postura. A esperança, devemos salientar, é influenciada diretamente pela experiência comum de cada um. Mas, ainda assim, noto que mesmo os que passaram por circunstância que podem ser indicadas como grandes justificativas para não existir esperança, continuam esperando. Alguns ficam só esperando, mas existem alguns que não só isso, lutam para continuar. Esses entendem, assim como Freire (e eu também, ainda que não ouse citar meu nome ao lado de uma figura tão grande como Freire), que a esperança é ativa, olha para o futuro mas caminha no presente, fazendo do agora a oportunidade do amanhã.

Mover-se é lenha, lutar é fogo... E o progresso, ainda que não seja ir para mais (não concordo com essa ideia de progresso como algo sempre para frente) é o calor... E esse, mais do que individual, pode ser para outros... Depende de quanto lenha há para gerar um fogo maior.

Um comentário:

  1. Arre? hahahaha nem comento Jonh! mas sim,excelente texto e muito de voce nele! muito da sua força, que admiro tanto! =)
    Rafaela

    ResponderExcluir